A Organização Mundial do Comércio, no âmbito da publicação “Trade Statistics and Outook”, divulgada ontem, prevê que o crescimento do comércio mundial permaneça moderado em 2016 devido a incertezas em relação à procura global.
Segundo aquela instituição, o crescimento do volume do comércio mundial em 2016 deverá situar-se nos 2,8% (valor revisto em baixa em 1,2 p.p. face à previsão divulgada em abril de 2015), devendo acelerar para 3,6% em 2017. O ano de 2016 será o quinto ano consecutivo em que aquele valor será inferior a 3%. Esta previsão tem por base que as importações dos países desenvolvidos deverão ser moderadas enquanto a procura de bens importados nas economias asiáticas em desenvolvimento deverá acelerar.
Os riscos para estas previsões são principalmente pelo lado da redução da procura, em particular no caso da economia chinesa. Há, por outro lado, potencial para crescimento caso o apoio monetário do Banco Central Europeu consiga gerar um crescimento mais rápido na Zona do Euro.
(Tabela: Organização Mundial do Comércio) No que respeita ao contributo por região para o crescimento do comércio mundial, verifica-se que em 2015 houve um maior peso da Europa em termos de exportações e de importações, contrariamente ao que vinha acontecendo em anos anteriores. (Gráfico: Organização Mundial do Comércio) Documento Original PDF |
Flache GEE: Indicadores
Organização Mundial do Comércio - Trade Statistics and Outlook
- Data: 08-04-2016
- Mês: Abril
- Ano: 2016