- Data:
14-04-2015
- Mês:
Abril
- Ano:
2015
O índice de difusão (calculado com base num inquérito aos cinco principais bancos portugueses) traduz a restritividade do mercado de crédito português: para valores acima de zero significa um aumento da restritividade das concessões de crédito por parte dos bancos, para valores abaixo de zero uma diminuição.
Oferta: De acordo com os resultados do inquérito realizado no final do primeiro trimestre de 2015 aos cinco grupos bancários incluídos na amostra portuguesa, os critérios de concessão de crédito e as condições aplicadas nos empréstimos ou linhas de crédito a empresas e particulares mantiveram-se praticamente inalterados. No segmento das empresas e dos particulares continuou a verificar-se uma redução dos spreads aplicados nos empréstimos de risco médio. No segundo trimestre de 2015, os critérios de concessão de crédito ao sector privado não financeiro deverão permanecer globalmente sem alterações, podendo contudo ocorrer uma ligeira diminuição da restritividade nos empréstimos quer a PMEs quer a grandes empresas.
Procura: Os resultados do inquérito para o primeiro trimestre de 2015 apontam para uma manutenção da procura global de empréstimos no segmento das empresas e um crescimento ligeiro no segmento dos particulares. Para o segundo trimestre de 2015, os bancos antecipam um aumento ligeiro da procura de empréstimos por parte das empresas, o qual deverá estar associado principalmente às PMEs. No caso dos particulares, a maioria das instituições participantes perspetivam um ligeiro aumento da procura quer para aquisição de habitação quer para consumo e outros fins.
(Gráficos: Banco de Portugal)
Nota Técnica: o índice de difusão é calculado com utilização de uma escala que possibilita a agregação das respostas individuais, segundo a intensidade e sentido da resposta, a qual assume valores entre -1 e 1, correspondendo o valor 0 à situação “sem alterações”. Nas questões referentes à oferta, valores inferiores a 0 indicam critérios menos restritivos ou um impacto dos fatores no sentido de uma menor restritividade: o valor -0.5 corresponde a uma alteração “ligeira” (em termos de índice de difusão, tanto mais ligeira quanto mais próximo de 0 for o valor obtido), e o valor -1 a uma alteração considerável. Ao contrário, valores superiores a 0 indicam um aumento, quer da restritividade ao acesso a crédito bancário, quer das condições de risco dos mutuários: o valor 0.5 sinaliza alterações de intensidade ligeira, enquanto o valor 1 indica alterações consideráveis. Nas perguntas sobre procura, aplica-se a mesma escala, representando -1 e -0.5 uma redução da procura dirigida ao banco inquirido e 0.5 e 1 um aumento (ou um contributo dos fatores no mesmo sentido).