A população empregada em novembro de 2014 foi estimada em 4 431,3 mil pessoas, diminuindo ligeiramente face ao mês anterior (0,1%; 2,9 mil). A taxa de emprego situou-se em 56,5%, tendo-se mantido no nível do mês anterior.
A população desempregada, estimada em 713,7 mil pessoas, aumentou 2,5% em relação ao mês anterior (17,4 mil pessoas). A taxa de desemprego situou-se em 13,9%, tendo aumentado 0,3 p.p. em relação ao mês anterior, para o que contribuiu tanto o acréscimo da população desempregada, como a ligeira diminuição da população empregada. A taxa de desemprego de jovens situou-se em 34,5%, tendo aumentado 1,2 p.p. em relação ao mês anterior. A taxa de desemprego dos adultos situou-se em 12,3% e aumentou 0,3 p.p. em relação ao mês anterior.
Com a divulgação dos resultados relativos a outubro de 2014, o INE inicia a publicação mensal de estimativas do Inquérito ao Emprego para os principais indicadores do mercado de trabalho (população empregada e desempregada, por sexo e grupo etário, e taxas correspondentes) em complemento da publicação das estimativas trimestrais habituais. Os indicadores analisados nesta publicação são referentes ao subgrupo etário dos 15 aos 74 anos (conforme divulgação do Eurostat), o que difere do critério adotado nas estimativas trimestrais do INE (15 e mais anos, em conformidade com os conceitos da Organização Internacional do Trabalho em vigor).
Documento Original PDF