Em junho de 2018, o investimento directo em empresas em Portugal (passivos - variação líquida) registou transacções de 765 milhões de euros (484 milhões de euros no mês anterior). O investimento directo de Portugal feito em empresas no estrangeiro (activos – variação líquida) foi de 43 milhões de euros (144 milhões de euros no mês anterior).
O saldo do Investimento Directo (transacções), ou seja, a diferença entre o investimento feito em empresas no estrangeiro e o investimento em empresas em Portugal, foi de -722 milhões de euros, diminuindo 381 milhões de euros face ao mês anterior.
De janeiro a junho de 2018, as transacções acumuladas do Investimento Directo - Passivos foram de 2.002,6 milhões de euros, que compara com 4.631,1 milhões de euros no período homólogo. Nota: Investimento Direto é a categoria de investimento através da qual um investidor tem o controlo ou grau de influência significativa (controlo direto, com 50% dos direitos de voto, ou indirecto, entre 10% e 50% dos direitos de voto) na gestão de uma empresa doutra economia. Os activos incluem o investimento feito por residentes em empresas residentes no exterior e os passivos incluem o investimento de não residentes em empresas residentes em Portugal. Inclui investimento em imobiliário (propriedades e casas) para uso pessoal e arrendamento. Documento Original PDF |
Flache GEE: Indicadores
Banco de Portugal - Investimento Directo
- Data: 22-08-2018
- Mês: Agosto
- Ano: 2018