Em abril de 2014, os estabelecimentos hoteleiros obtiveram proveitos totais de 168,7 milhões, o que corresponde a uma variação homóloga de 20,2% (em março de 2014 este indicador tinha aumentado 2,9%). Em termos regionais (NUTS II), no mesmo período, destacam-se as regiões do Alentejo (31,2%), do Norte (26,5%), do Algarve (25,4%) e de Lisboa (15,3%) que apresentaram os maiores crescimentos.
De janeiro a abril de 2014, foram registados 455,3 milhões de euros de proveitos na hotelaria, o que se traduz numa variação homóloga acumulada de 10,2%.
Estes resultados foram influenciados por diversos fatores nomeadamente o calendário da Páscoa, que este ano se celebrou em abril (em 2013 ocorreu em março). Adicionalmente a proximidade entre a Páscoa e o feriado de 25 de abril favoreceu o gozo de férias de residentes. Também merecem referência o início de novas rotas aéreas e a realização de vários eventos e programas turísticos específicos. Salienta-se ainda de uma forma mais genérica, a expansão da procura que foi acomodada pelo crescimento da oferta hoteleira, nomeadamente através da abertura antecipada em relação à época do ano de muitos estabelecimentos e da utilização mais intensiva em particular de novos estabelecimentos.
Documento Original PDF