Data: 31-01-2018
Mês: Janeiro
Ano: 2018
INE estima que, em janeiro de 2018, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido de 1,1% (o valor observado em dezembro de 2017 foi 1,5%). A variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente é de 1,0% (1,2% em dezembro de 2017).
 
A variação mensal do IPC terá sido -1,0% (variação nula em dezembro) e a variação média dos últimos doze meses de 1,3% (1,4% registado no mês precedente).
 
O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga estimada de 1,1% (1,6% em de dezembro).
 

ine

 

 (Gráfico: INE) Nota: Em linha com a prática de divulgação do Eurostat e de alguns institutos de estatística de Estados-Membros da União Europeia, o INE inicia a publicação de uma estimativa rápida do IPC/IHPC com o objetivo de fornecer uma indicação avançada sobre o comportamento da inflação. Esta estimativa é apurada com a informação recolhida e já validada até dois dias antes da sua divulgação. Assim, os valores apresentados poderão não coincidir com os dados definitivos, não podendo portanto ser utilizados na atualização de valores no âmbito de contratos ou de processos em contencioso. Apesar da informação utilizada não corresponder à totalidade da informação a recolher e de não estar inteiramente validada à data da estimativa rápida, os resultados apresentados tenderão a ser próximos dos definitivos.

Documento Original PDF