Em Dezembro de 2010, o Índice de Produção Industrial (ajustado dos efeitos de calendário e da sazonalidade) registou uma variação homóloga (VH) de 3,3%, registando um aumento de 2,4 pontos percentuais (p.p.) relativamente ao mês anterior (0,9%).
Os agrupamentos de Bens Intermédios e de Energia com variações homólogas de 4,7% e 9,4%, apresentaram os contributos mais relevantes para a variação positiva do índice agregado, 1,8 p.p. e 1,7 p.p., respectivamente. O agrupamento de Bens de Investimento passou de uma taxa de variação homóloga negativa em Novembro (-9,3%) para uma taxa de variação homóloga positiva em Dezembro de 2010 de 1,0%. Relativamente ao agrupamento de Bens de Consumo, foi o único a apresentar um contributo negativo para o índice agregado, -0,3 p.p., resultante de uma variação homóloga de -1,0% (4,1% em Novembro).
As secções das Indústrias Transformadoras e de Electricidade, Gás e Outros registaram uma variação homóloga de 2,0% (0,6% no mês anterior) e de 9,3% (3,6% no mês anterior), respectivamente, apresentando contributos de 1,6 p.p. e 1,4 p.p., respectivamente, para o índice total.
A média dos últimos 12 meses do Índice de Produção Industrial foi de 1,7%, mantendo a recuperação gradual e contínua iniciada em Dezembro de 2009, inclusive.
(Gráfico: GEE)
Documento Original PDF