Data: 24/06/2020
Mês: Junho
Ano: 2020

No European Innovation Scoreboard (EIS) 2020, com dados relativos a 2019, Portugal surge no grupo dos países classificados como inovadores fortes. Portugal subiu uma posição no conjunto dos países da UE27, ocupando a 12ª posição do ranking, acima de países como Espanha (14ª), Itália (18ª) e Grécia (20ª) e logo abaixo da Estónia.

 

 

138

(Gráfico: Comissão Europeia)

 

O EIS 2020 avalia os desempenhos dos estados-membros da UE em áreas específicas de Inovação como Recursos Humanos, atratividade dos sistemas de investigação; inovação em pequenas e médias empresas (PME); colaboração e articulação em Inovação, entre outras.

Portugal lidera a Inovação em pequenas e médias empresas (PME), sendo seguido por Finlândia, Áustria e Bélgica, países que se caracterizam por altas quotas de PME com produtos e processos de negócios inovadores.

Portugal destaca-se também nos seguintes indicadores:

- Inovadores

- Ambiente Propício à Inovação

- Sistemas de Investigação Atractivos.

Os indicadores em que Portugal apresenta um desempenho menor são:

- Exportações de Serviços Intensivos em Conhecimento

- Despesa em I&D do sector empresarial

- Co-financiamento do sector privado em despesas públicas de I&D

- Publicações Público-Privadas.

O EIS 2020 revela ainda que, entre 2012 e 2019, a União Europeia aumentou em 8,9 pontos percentuais a sua performance em Inovação. No mesmo período, o desempenho de Portugal cresceu mais de 20 pontos percentuais.

 

139

 

(Gráfico: Comissão Europeia)

 

Documento PDF