Data: 17/07/2020
Mês: Julho
Ano: 2020

O Indicador de Clima Económico publicado pelo INE registou -4,4% (mm3m) em junho de 2020, inferior em 1,2 p.p. (mm3m) face ao mês anterior.

O Indicador de Atividade Económica, em maio de 2020, registou o valor de -6,7% (VH), superior em 1,3 p.p. (mm3m) em relação ao mês anterior (-8,0%, VH).

 

76

 

No mesmo mês, a opinião dos empresários sobre a Carteira de Encomendas Externa registou um valor de -58,9 (sre/ve/mm3m), que compara com o valor de -42,9 (sre/ve/mm3m) registado no mês anterior.

 

77

 

Ainda em junho de 2020, a variação do Índice de Preços no Consumidor para os bens foi de -0,9% (VH) e para os serviços foi de 1,6% (VH). Estes valores comparam com -2,1% (VH) e 1,2% (VH) registados no mês de maio de 2020, respetivamente.

 

78

 

Nota: mm3m - média móvel de 3 meses; sre - saldo de respostas extremas; ve – valores efectivos.

Não considerando a habitual análise de médias móveis de três meses mas os valores mensais, a informação disponível continua a revelar uma contracção intensa da actividade económica em junho, embora menor quando comparada com o mês anterior.

O indicador de clima económico, que sintetiza os saldos de respostas extremas das questões relativas aos inquéritos às empresas, já disponível para junho, recuperou parcialmente nos dois últimos meses das diminuições abruptas observadas em março e abril, que tinham resultado no valor mínimo da série.

O indicador de atividade económica, que sintetiza um conjunto de indicadores quantitativos que reflectem a evolução da economia, recuperou ligeiramente em maio do mínimo observado em abril.

 

Documento PDF