Data: 20-04-2022
Mês: Abril
Ano: 2022

O índice de difusão (calculado com base num inquérito aos cinco principais bancos portugueses) traduz a restritividade do mercado de crédito português: para valores acima de zero significa um aumento da restritividade das concessões de crédito por parte dos bancos, para valores abaixo de zero uma diminuição.

Oferta:

  • • Critérios de concessão de crédito: nas empresas, sem alterações em todas as classes de dimensão e maturidades dos empréstimos; nos particulares, sem alterações no crédito para aquisição de habitação e ligeiramente menos restritivos no crédito ao consumo e outros fins.

   – Fatores: pressões da concorrência e tolerância a riscos contribuíram ligeiramente para critérios menos restritivos no crédito ao consumo e outros fins.

  • • Termos e condições do crédito: praticamente sem alterações no crédito a empresas e a particulares para habitação e consumo.

   – Fatores: nos empréstimos a empresas, contribuições de sentido oposto das pressões da concorrência e da perceção de riscos associados à situação e perspetivas económicas gerais e, no caso de empréstimos de maior risco, também os riscos associados à situação e perspetivas em setores e empresas específicos.

  • • Proporção de pedidos de empréstimo rejeitados: praticamente inalterada no crédito a empresas e a particulares.
  • • Expetativas: critérios de concessão de crédito a PME ligeiramente mais restritivos, transversal às diferentes maturidades dos empréstimos; sem alterações no crédito a particulares.

Procura:

  • • Procura de empréstimos por parte de empresas: ligeiro aumento por PME, transversal às diferentes maturidades dos empréstimos, e ligeira diminuição por grandes empresas.

   – Fatores: as necessidades de financiamento para refinanciamento/reestruturação ou renegociação da dívida contribuíram ligeiramente para o aumento da procura de empréstimos, em particular por PME.

  • • Procura de empréstimos por parte de particulares: aumentou, sobretudo no crédito ao consumo e outros fins.

   – Fatores: a confiança dos consumidores contribuiu para aumentar a procura de empréstimos por particulares, sobretudo no crédito ao consumo e outros fins.

  • • Expetativas: aumento da procura de empréstimos de curto prazo sobretudo por PME e ligeiro aumento da procura de empréstimos para habitação e consumo.

77

78

(Gráficos: Banco de Portugal)

Nota Técnica: o índice de difusão é calculado com utilização de uma escala que possibilita a agregação das respostas individuais, segundo a intensidade e sentido da resposta, a qual assume valores entre -100 e 100, correspondendo o valor 0 à situação “sem alterações”. Nas questões referentes à oferta, valores inferiores a 0 indicam critérios menos restritivos ou um impacto dos fatores no sentido de uma menor restritividade: o valor -50 corresponde a uma alteração “ligeira” (em termos de índice de difusão, tanto mais ligeira quanto mais próximo de 0 for o valor obtido), e o valor -100 a uma alteração considerável. Ao contrário, valores superiores a 0 indicam um aumento, quer da restritividade ao acesso a crédito bancário, quer das condições de risco dos mutuários: o valor 50 sinaliza alterações de intensidade ligeira, enquanto o valor 100 indica alterações consideráveis. Nas perguntas sobre procura, aplica-se a mesma escala, representando -100 e -50 uma redução da procura dirigida ao banco inquirido e 50 e 100 um aumento (ou um contributo dos fatores no mesmo sentido).

Documento PDF

  • Em Análise – Evolução do setor imobiliário nas regiões de Lisboa e do Porto entre 2011 e 2023: identificação de períodos de exuberância dos preços
    Em Análise – Evolução do setor imobiliário nas regiões de Lisboa e do Porto entre 2011 e 2023: identificação de períodos de exuberância dos preços Autor(es): Nuno Tavares e Gonçalo Novo

    21/03/24

    Dada a influência do mercado imobiliário no desempenho económico dos países, o acompanhamento das dinâmicas de preços no setor torna-se fundamental. Neste domínio, a distinção entre períodos normais de crescimento e fases de exuberância poderá...

  • Em Análise - Open Strategic Autonomy and the Green Transition
    Em Análise - Open Strategic Autonomy and the Green Transition Autor(es): Inês Póvoa, Gabriel Osório de Barros

    02/02/24

    This document discusses how Open Strategic Autonomy (OSA) and the green transition are related. On the one hand, OSA refers to the balance between the capacity of acting autonomously and openness in strategically important policy areas, which...

  • Sínteses Estatísticas Setoriais
    Sínteses Estatísticas Setoriais Autor(es): GEE/DSE

    28/12/23

    Publicação anual bilingue com os principais indicadores da estrutura e variação do sector empresarial português, por sector de atividade económica (CAE Rev. 3), forma jurídica ou desagregação geográfica (NUTS II), e respetivo enquadramento no...

  • BTEP N° 03 2023
    BTEP N° 03 2023 Autor(es): GEE/GPEARI

    17/10/23

    7.ª Edição do Boletim Trimestral da Economia Portuguesa, com informação disponível em 16 de outubro, numa parceria entre o GEE e o GPEARI, com análise sobre os principais desenvolvimentos da economia portuguesa, reflexão sobre possíveis causas e...