Competitividade
- Data: 07-06-2019
- Autor(es): Maria José Sousa, Gabriel Osório de Barros e Florbela Almeida
- Ano: 2019
As constantes alterações de mercado são influenciadas por um ambiente macroeconómico turbulento e uma complexidade de variáveis que criam fronteiras e limitações à atuação das empresas, por um lado, e por outro levam à sua estimulação e proporcionam as condições necessárias para o seu desenvolvimento e crescimento, pela via da Inovação, da Investigação e Desenvolvimento e do Empreendedorismo. O conceito de inovação tem como componentes o conhecimento, a novidade e a utilidade. O conceito de inovação implica a capacidade de imaginar o que não existe, adotar a novidade e questionar a rotina. Os objetivos são criar novas experiências para os clientes, novas práticas e processos organizacionais e desenvolver novas áreas. O requisito de implementação diferencia a inovação de outros conceitos, como a invenção, pois uma inovação deve ser implementada, ou seja, colocada em uso ou disponibilizada para uso por outros (Manual de Oslo, 2018). A inovação é assim “a bem-sucedida produção, assimilação e exploração de algo novo” (CE, Livro verde sobre a inovação, 1996). Pode-se, ainda, referir que a inovação implica a criação de novos processos, produtos, serviços e métodos de distribuição, permitindo melhorias significativas na eficiência, eficácia ou qualidade dos resultados; o acesso a novos mercados e a introdução de novos métodos na gestão, organização do trabalho e desenvolvimento dos trabalhadores.
- Data: 20-02-2019
- Autor(es): Carla Ferreira e Gabriel Osório de Barros
- Ano: 2019
O mercado de trabalho e os recursos humanos existentes numa economia são determinantes para o seu nível de desempenho e de produtividade.
O mercado de trabalho traduz-se na relação entre a procura de mão-de-obra por parte das empresas e a oferta de trabalho pelos indivíduos. É uma relação complexa e com a intervenção de vários atores em que o Estado atua não só como regulador entre os mesmos mas também agindo diretamente no mercado através da implementação de medidas tendentes à otimização ou correção do seu funcionamento. Contextualiza-se em determinadas características legais e regulatórias.
A proteção do emprego, o apoio no desemprego, a negociação coletiva, a determinação de níveis de remuneração mínimos, a garantia de condições dignas e adequadas no local de trabalho, entre outros, são aspetos constituintes das condições e relações de trabalho existentes e caracterizam um determinado mercado laboral. A qualificação e a adequação dos recursos humanos são fundamentais neste contexto.
A presente análise tem por base cinco drivers (linhas orientadoras): Capacitação dos Recursos Humanos, Remunerações, Mercado de trabalho, Emprego e Desemprego, e Políticas de Emprego.
- Data: 26-12-2018
- Autor(es): Ana Martins, Rita Tavares da Silva e Tiago Domingues
- Ano: 2018
- Data: 26-07-2018
- Autor(es): Catarina Nunes
- Ano: 2018
- Data: 05-07-2018
- Autor(es): Catarina Nunes e Eva Pereira
- Ano: 2018
IMD - World Competitiveness Ranking - Posição Portuguesa.pdf
- Data: 17-05-2018
- Autor(es): Catarina Nunes e Eva Pereira
- Ano: 2018
Rankings Internacionais - Doing Business - Posição Portuguesa.pdf
- Data: 07-03-2018
- Autor(es): Carla Ferreira e Gabriel Osório de Barros
- Ano: 2018
- Data: 27-02-2018
- Autor(es): Catarina Nunes, Florbela Almeida, Tiago Domingues
- Ano: 2018
- Data: 27-02-2018
- Autor(es): Catarina Nunes, Florbela Almeida e Rita Cabana
- Ano: 2018
- Data: 19-01-2018
- Autor(es): Ana Martins, Rita Tavares da Silva e Susana Soares
- Ano: 2018