Autor(es): Paulo Costa e Adriana Lopes
Ano: 2024

A avaliação dos impactos de medidas de política muito beneficiam das potencialidades da utilização de microdados administrativos, nomeadamente face a dados estatísticos como os do inquérito do EU-SILC (ICOR). Neste contexto, foi desenvolvido o PORSIM, um modelo de microssimulação que, utilizando dados administrativos anonimizados, permite a avaliação ex-ante e ex-post de alterações ao funcionamento do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS). O PORSIM permite avaliar os impactos de medidas fiscais em termos orçamentais, no rendimento disponível das famílias e em diversos indicadores de desigualdade, pobreza e progressividade.


Recorrendo ao PORSIM e a microdados administrativos das declarações de rendimento de 2022, foi efetuada uma análise ex-post do impacto das alterações ao Código do IRS nesse ano: alteração do número de escalões e do IRS Jovem, alargamento da dedução por dependente e reforma do mínimo de existência.

Apresentação 96.º Seminário GEE/GPEARI - PORSIM:Um modelo de microssimulação de IRS com recurso a dados administrativos.pdf