Data: 20-05-2020
Mês: Maio
Ano: 2020

Segundo o Banco de Portugal, no 1º trimestre de 2020, o saldo conjunto das balanças corrente e de capital fixou-se em -696 milhões de euros, o que compara com -365 milhões de euros em igual período de 2019.

Este saldo resulta dos défices das balanças de bens e de rendimento primário que apenas foram parcialmente compensados pelos excedentes das balanças de serviços, de rendimento secundário e de capital.

O défice da balança de bens aumentou 86 milhões de euros face ao período homólogo e o excedente da balança de serviços reduziu 375 milhões de euros. Desta redução 233 milhões de euros resultaram da rubrica viagens e turismo, em consequência da evolução negativa registada no mês de março. Neste mês registou-se uma redução do saldo de 351 milhões de euros, em resultado de um decréscimo de 42,9% nos créditos e de 41,5% nos débitos relativamente ao período homólogo.

Até março, as exportações de bens e serviços decresceram 3,9% (2,5% nos bens e de 7,0% nos serviços) e as importações diminuíram 1,7% (1,5% nos bens e de 2,8% nos serviços).

O défice da balança de rendimento primário aumentou 142 milhões de euros relativamente ao período homólogo, para -573 milhões de euros. Esta subida foi, em grande medida, justificada pelo acréscimo dos rendimentos de investimento pagos a entidades não residentes. Por seu turno, o excedente da balança de rendimento secundário aumentou 189 milhões de euros, em resultado do acréscimo das transferências recebidas do exterior e da redução da contribuição financeira paga por Portugal por comparação ao período homólogo.

 

110

(Gráficos: Banco de Portugal)

 

Até março, o saldo da balança financeira registou uma diminuição dos activos líquidos de Portugal face ao exterior no valor de 1208 milhões de euros. Este decréscimo deveu-se sobretudo ao aumento de passivos, com o investimento de não residentes em títulos de dívida pública portuguesa. Em sentido contrário, verificou-se uma redução de passivos do Banco de Portugal junto do Eurosistema e um aumento de activos do sector financeiro sobre entidades não residentes, com um acréscimo de depósitos no exterior.

 

111

(Gráfico: Banco de Portugal)

 

Documento PDF

  • BTEP Nº 01/2025
    BTEP Nº 01/2025 Autor(es): GEE/GPEARI

    23/04/25

    13.ª Edição do Boletim Trimestral da Economia Portuguesa, numa parceria entre o GEE e o GPEARI, com análise sobre os principais desenvolvimentos da economia portuguesa, reflexão sobre possíveis causas e implicações, bem como principais políticas...

  • Transporte Internacional de Passageiros, em Portugal Continental: 2020 a 2022
    Transporte Internacional de Passageiros, em Portugal Continental: 2020 a 2022 Autor(es): Graça Sousa

    23/10/24

    No âmbito da sua missão de recolher e divulgar informação e de realizar estudos, o GEE divulga hoje o presente documento sobre o sector dos Transportes. Neste relatório, apresentam-se os fluxos de passageiros nas ligações internacionais de e para...

  • TE 126 - Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa
    TE 126 - Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa Autor(es): Eugénia Pereira da Costa

    16/10/24

    A União Europeia (UE), nos últimos anos, tem enfrentado desafios súbitos com fortes implicações sociais e económicas. A UE reconhece a necessidade de acelerar a sua transição ecológica e digital para promover a sua competitividade a longo-prazo e...

  • TE 125 – Qualificações Digitais em Portugal
    TE 125 – Qualificações Digitais em Portugal Autor(es): Gabriel Osório de Barros e Maria Asensio Menchero

    11/10/24

    O presente Tema Económico aborda as qualificações digitais em Portugal, destacando a sua evolução e importância estratégica no contexto da transformação digital da economia e da sociedade. A análise inicia-se com a contextualização das competências digitais,...

Novidades