Data: 13/07/2021
Mês: Julho
Ano: 2021

Em 2019, 2.585 mil milhões de euros de valor acrescentado foram suportados pelas exportações da UE para países terceiros. Em termos relativos, este valor acrescentado apoiado pelas exportações representou cerca de um quinto (20,7%) do valor acrescentado total na UE (12.476 mil milhões de euros).

O nível de valor acrescentado na UE ou em cada um dos Estados-Membros da UE apoiado pelas exportações inclui não apenas o valor acrescentado por empresas que exportam diretamente, mas também por outras empresas que fornecem bens ou serviços que apoiam a produção de bens e serviços exportados; em outras palavras, o valor agregado pelas empresas “a montante” também está incluído. Do mesmo modo, as exportações de empresas de um Estado-Membro podem apoiar o valor acrescentado no mesmo Estado-Membro ou noutro.

Em percentagem do valor acrescentado total, o valor acrescentado suportado pelas exportações para países terceiros em cada um dos Estados-Membros da UE atingiu o máximo de 50,7% na Irlanda, seguido do Luxemburgo (36,6%) e Malta (30,0%). Em Portugal, o valor acrescentado é de 11,7%, o valor mais baixo entre os Estados-Membros.

 

 

49

(Gráfico: Eurostat)

Documento PDF