Data: 25-10-2016
Mês: Outubro
Ano: 2016
O relatório Doing Business 2017 publicado pelo Banco Mundial revela que Portugal desceu uma posição relativamente à edição do ano passado, passando da 24ª posição (em 189 economias) para a 25ª (em 190) no ranking Ease of Doing Business.
 
No contexto da UE28 a posição de Portugal passou de 11º para 12º lugar, seguido de países como a Holanda, França, Espanha, Bélgica e Itália. É, no entanto, o país do Sul da Europa melhor posicionado dado que se encontra à frente de países como a Espanha, Itália e Grécia.
 
Para esta posição de Portugal contribuíram positivamente os pilares Paying taxes (subiu 8 posições da 46ª para a 38ª) e Resolving Insolvency (subiu 1 posição da 8ª para a 7ª).
 
Quanto às reformas efetuadas em Portugal, o relatório assinala a redução do tempo e dos custos necessários à formalização de uma empresa, correspondendo a um aumento no número de start-ups criadas em 17% e criando sete novos postos de trabalho por cada 100.000 habitantes ao mês.
 
O relatório refere ainda que Portugal implementou medidas no sentido de tornar o pagamento de impostos mais fácil e menos custoso, mediante o recurso a melhor software e ao preenchimento online de impostos e à diminuição da taxa de IRC. Relativamente à regulação do mercado de trabalho, o país reduziu a duração máxima dos contratos a termo fixo. Em matéria de obtenção de eletricidade, Portugal reduziu o tempo requerido para a aprovação de ligação à rede elétrica.
 
Este ano, o ranking global surge liderado pela Nova Zelândia, seguida da Singapura (com a qual trocou de posição face à edição anterior), da Dinamarca e de Hong Kong.

ine

(Tabela: Banco Mundial)

Documento Original PDF

  • Sínteses estatísticas de comércio bilateral
    Sínteses estatísticas de comércio bilateral Autor(es): GEE

    22/07/25

    Foram atualizadas as estatísticas de comércio bilateral que consistem numa publicação bilingue com dados anuais com os principais indicadores do comércio internacional de Portugal face aos principais 180 países de destino/origem das...

  • BTEP Nº 02/2025
    BTEP Nº 02/2025 Autor(es): GEE/GPEARI

    15/07/25

    14.ª Edição do Boletim Trimestral da Economia Portuguesa, numa parceria entre o GEE e o GPEARI, com análise sobre os principais desenvolvimentos da economia portuguesa, reflexão sobre possíveis causas e implicações, bem como principais políticas...

  • Transporte Internacional de Passageiros, em Portugal Continental: 2020 a 2022
    Transporte Internacional de Passageiros, em Portugal Continental: 2020 a 2022 Autor(es): Graça Sousa

    23/10/24

    No âmbito da sua missão de recolher e divulgar informação e de realizar estudos, o GEE divulga hoje o presente documento sobre o sector dos Transportes. Neste relatório, apresentam-se os fluxos de passageiros nas ligações internacionais de e para...

  • TE 126 - Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa
    TE 126 - Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa Autor(es): Eugénia Pereira da Costa

    16/10/24

    A União Europeia (UE), nos últimos anos, tem enfrentado desafios súbitos com fortes implicações sociais e económicas. A UE reconhece a necessidade de acelerar a sua transição ecológica e digital para promover a sua competitividade a longo-prazo e...

Novidades