Autor(es): Carolina Amaral e Inês Póvoa
Ano: 2022

Portugal tem vindo a reforçar a sua ambição no combate às alterações climáticas. No plano europeu, foi estabelecido o objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2050. Mais recentemente o pacote legislativo ""Objetivo 55"" tem vindo a ser discutido de forma a garantir uma transição justa, reforçando a inovação e competitividade da Europa. A ambição climática, assente numa lógica de sustentabilidade competitiva, em linha com o Pacto Ecológico Europeu e com a Lei Europeia do Clima, está também refletida no Plano de Recuperação e Resiliência apresentado por Portugal, que visa a retoma do crescimento económico sustentado após a crise pandémica. A transição climática constitui uma prioridade de investimento do país para a recuperação da economia, potenciando oportunidades de competitividade.

Neste contexto, os indicadores de economia ambiental são essenciais para monitorizar o progresso, apoiar a avaliação de políticas e informar sobre a posição de Portugal face aos outros países europeus. Desta forma, o trabalho que irá ser apresentado procura caraterizar o peso da economia do ambiente, a política ambiental e a inovação relacionada com a temática ambiental em Portugal, e comparar com a realidade europeia. São ainda analisados outros indicadores relacionados com a produção e utilização de energia, os transportes, o ar e água, as florestas e a utilização de recursos e tratamento de resíduos.

 

Seminário_Economia Ambiente_20062022_pub.pdf

Autor(es): Maximilian Göbel, Nuno Tavares
Ano: 2022

Extraordinary fiscal and monetary interventions in response to the COVID-19 pandemic have revived concerns about zombie prevalence in advanced economies. The literature has already linked this phenomenon - observed over the course of the last two decades - to impeding the performance of healthy firms in Japan and Europe. To make the case for the United States, we analyze banks' and capital markets' zombie-lending practices on the basis of a sample of publicly listed U.S. companies. Our results suggest that zombie prevalence and zombie-lending per se are not a defining characteristic of the U.S. economy. Nevertheless, we find evidence for negative spillovers of zombie-lending on productivity, capital-growth, and employment-growth of non-zombies as well as on overall business dynamism. It is predominantly the class of healthy small- and medium-sized companies that is sensitive to zombie-lending activities, with financial constraints further amplifying these effects.

 

GoebelTavares_Zombies_v1_handout.pdf

GoebelTavares_ZombiesUS.pdf

https://arxiv.org/abs/2201.10524

Autor(es): Leonor Trindade
Ano: 2022

O Next Generation EU, enquanto instrumento de resposta integrada Europeia, tem com objetivos, por um lado, dar resposta aos impactos, a nível económico e social, da pandemia da Covid-19 e, por outro lado, assegurar um crescimento sustentável, resiliente a choques futuros, orientado a dupla transição - climática e digital. Neste âmbito, foi criado o Mecanismo de Recuperação e Resiliência onde se enquadra o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) português, com um período de execução até 2026, o qual constitui um plano de investimentos assente nas dimensões da Resiliência, da Transição Climática e da Transição Digital. O presente seminário foi conduzido por Leonor Trindade que, pela sua profunda experiência no planeamento estratégico, na programação e nas negociações do PRR, transmitiu uma perspetiva sobre o processo de programação e dos principais desafios envolvidos, bem como clarificou diversas questões associadas.

 

PRR Apresentacao GEE - site.pptx

Autor(es): António Portugal Duarte, Fátima Sol Murta
Ano: 2022

O objetivo deste estudo é analisar os impactos macroeconómicos da pandemia de Covid-19 na União Europeia (27 países) e, em particular, em quatro das suas economias – Alemanha, Espanha, Itália e Portugal. Para o efeito foi realizada uma análise contrafactual com base num modelo de previsão ARIMA através do qual se examina o comportamento de algumas variáveis macroeconómicas (Produto Interno Bruto, dívida pública, taxa de inflação, défice público e taxa de desemprego) no contexto da Pandemia de Covid-19 contra um hipotético cenário sem pandemia. Os resultados apontam para um desempenho significativamente melhor de todas as variáveis nos quatro países e na União Europeia caso a pandemia de Covid-19 não tivesse existido. Num cenário sem pandemia, todos os países teriam alcançado níveis de produto mais elevados, apresentando, no entanto, taxas de crescimento económico relativamente mais fracas quando comparadas com a situação de pandemia, nomeadamente em 2021 e 2022. Os resultados apontam também para a existência de excedentes orçamentais na Alemanha e Portugal, em 2020, 2021 e 2022, bem como para uma forte redução (mais de 20 pontos percentuais) da dívida pública espanhola. Em 2021 e 2022, verifica-se também uma menor pressão inflacionista na União Europeia, Alemanha, Espanha e Itália, após uma subida muito acentuada dos preços em 2020. Relativamente ao mercado de trabalho, com exceção da Alemanha e União Europeia, onde o desemprego seria relativamente mais elevado, os restantes países registariam taxas de desemprego mais baixas.

 

Impacts_Covid_19_Ciclo_de_Seminarios_GEE_CPEARI_APD_FSM.pdf

 

Autor(es): Gabriel Osório de Barros
Ano: 2022

A rápida transição digital que ocorreu desde a eclosão da Covid-19 permitiu que os atores, públicos e privados, encontrassem rapidamente soluções para muitos dos desafios, por exemplo, em termos de melhoria das ferramentas digitais que possibilitaram o trabalho e a aprendizagem remotos. Nesse contexto, a pandemia Covid-19 impulsionou fortemente a transformação digital. O trabalho apresentado procura analisar a área digital em Portugal, tendo em conta os diferentes atores e os principais temas em discussão nesta área. Considerando a situação atual de Portugal e a importância da digitalização para o crescimento da economia, o estudo aponta 5 principais desafios que Portugal enfrenta no caminho da transformação digital da economia e da sociedade: (i) qualificações e literacia digital adequadas, (ii) combate à desigualdade digital, (iii) futuro do teletrabalho, (iv) cibersegurança e privacidade, e (v) investimento em inovação e em I&D.

 

https://lnkd.in/eNWkfxJD

 

Slides_Marco2022.pdf

Autor(es): Sílvia Fonte Santa, Mónica Simões
Ano: 2022

As políticas da educação têm assumido um papel de destaque nos sucessivos Planos Nacionais de Reforma (PNR) e no recente Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
Globalmente, a magnitude do aumento da população com ensino secundário deverá ser determinante para o aumento da Produtividade Total dos Fatores. No caso particular das medidas previstas no PRR, o aumento previsto para o PIB potencial de 0,8% no final de 20 anos traduz um aumento da Produtividade Total dos Fatores de 0,5% e do emprego de 0,3%.
De acordo com o modelo utilizado, o aumento da produtividade deverá resultar da entrada de trabalhadores mais qualificados e mais eficientes no mercado de bens finais, mas também do estimulo ao conhecimento e inovação que se traduz em novos bens, empresas e/ou métodos de produção.

https://www.gpeari.gov.pt/documents/35086/154533/Artigo+04-2021-Efeito+das+pol%C3%ADticas+da+educa%C3%A7%C3%A3o+na+produtividade.pdf/6bb593a0-59e7-8117-4d81-92c3c48cddb2?t=1641382353575

Slides_fevereiro2022.pdf

 

Autor(es): Ana Catarina Pimenta, João Amador e Carlos Melo Gouveia
Ano: 2022

A pandemia da COVID-19 foi o choque mais severo que a economia mundial enfrentou em muitas décadas. O impacto inicial sobre os fluxos de comércio internacional foi de grande dimensão e comparável ao registado no grande colapso do comércio de 2008-2009. Com a evolução da pandemia até ao primeiro semestre de 2021, uma característica marcante foi a recuperação dos fluxos de comércio internacional, o que aponta para a adaptação das empresas às restrições vigentes. O impacto das medidas de confinamento foi estimado através de uma regressão que relaciona o crescimento dos fluxos de exportação e importação (face a um período de referência constituído pelos três anos que precedem a pandemia) para cada par empresa-país com o índice de severidade das restrições impostas pelas autoridades e com as mortes provocadas pela COVID-19 no país-destino, usando um modelo de múltiplos efeitos fixos (empresa, país-destino e tempo).
Os resultados indicam que o impacto do índice de severidade é significativo e quantitativamente semelhante nas exportações e importações, enquanto o impacto das mortes provocadas pela COVID-19 é ligeiramente superior nas exportações. O impacto mais negativo das medidas de confinamento foi observado na primeira metade de 2020 sugerindo uma adaptação progressiva das empresas integrantes no comércio internacional. No entanto, com a terceira vaga da pandemia, o impacto negativo destas medidas ressurgiu, tornando-se novamente não significativo no segundo trimestre de 2021. Encontramos também evidencia de um maior impacto do índice nas empresas de dimensão superior e nas mais integradas nas cadeias de valor globais

 

https://www.bportugal.pt/sites/default/files/anexos/papers/wp202114.pdf

 

Slides_janeiro2022.pdf

 

Autor(es): Cristina Manteu
Ano: 2021

A pandemia COVID-19 e as medidas necessárias à sua contenção traduziram-se num choque muito severo sobre o tecido empresarial português. Este artigo utiliza os resultados do Inquérito Rápido e Excecional às Empresas – COVID-19 (COVID-IREE) para caracterizar o impacto económico da pandemia no curto prazo, num contexto em que as autoridades públicas adotaram diversas medidas de apoio. Os principais resultados mostram uma quebra bastante expressiva da atividade das empresas no segundo trimestre de 2020, com efeitos muito adversos sobre a sua liquidez. Em particular, o Alojamento e restauração destaca-se como o setor mais afetado pela pandemia. Neste período, o impacto sobre o emprego foi relativamente contido. Porém, observaram-se reduções acentuadas no pessoal efetivamente a trabalhar, atenuadas pela utilização do teletrabalho e pela presença alternada nas instalações. Por fim, o inquérito revela que as empresas que beneficiaram das medidas de apoio adotadas pelo Governo foram as que se encontravam numa situação mais desfavorável e que estas medidas tiveram um papel muito relevante na salvaguarda da sua sustentabilidade financeira e na preservação do emprego.

Breve nota biográfica da oradora:

Cristina Manteu é economista do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal desde 1992, sendo atualmente coordenadora da Área de Conjuntura e Previsão. Tem uma licenciatura e um mestrado em Economia pela Nova School of Business and Economics. Tem desenvolvido sobretudo projetos aplicados relacionados com a análise e projeção da economia portuguesa. Os seus trabalhos recentes abordam temas como o impacto de medidas de incerteza na evolução da economia portuguesa, a avaliação da hipótese de granularidade das exportações portuguesas de bens utilizando dados micro, uma caraterização do impacto de curto prazo da pandemia nas empresas portuguesas com base nos resultados do Inquérito Rápido e Excecional às Empresas – COVID-19 e uma análise do comportamento das despesas de consumo das famílias portuguesas no período da pandemia, explorando diversas dimensões de heterogeneidade a partir de uma base de dados de compras com cartões nacionais.

 

OP_O impacto de curto prazo da pandemia COVID-19 nas empresas portuguesas_CM1.pdf

 

Autor(es): Mariasole Bannò / Celeste Amorim Varum
Ano: 2021

Our paper aims to participate to the growing policy discussion on high-growth firms (HGFs) by analyzing persistence of high growth patterns over crisis. During downturn periods, such as post pandemic one, policy makers seek sources to maintain competitiveness and accelerate growth. Being dynamic players in economic growth and job creation, persistent high-growth firms are notable candidates for assuming that role under such circumstances. Therefore, in this study we explore the determinants and characteristics of HGFs and persistent high-growth firms (PHGF) in a crisis scenario.

Mariasole Bannò, Assistant Professor at Università degli Studi di Brescia, holds a PhD in Economics and Management of Technology in 2009 and then she was research fellow at University of Trento till 2015. From 2017 she is a European expert for the evaluation of project submitted to public funding, Horizon 2020 and SME instruments. She published several articles, a monography and book chapters in international publications, in the field of economics and management. Her research interests concern: public policy evaluation, family business, innovation and internationalization of firms and gender issue.

Celeste Amorim Varum, Associate Professor with habilitation at the University of Aveiro, currently designated as Advisor of the Secretary of State for Tourism at the Ministry of Economics and Digital Transition of Portugal. Holds a PhD in Economics from University of Reading from 2002. Among other roles, she was Expert Member of the Strategic Forum for Important Projects of Common European Interest (IPCEI) - European Commission - DG-Grow in 2018-2020. She published several articles, books and book chapters in international publications, in the field of economics and management. Her research interests concern: public policy evaluation and competitiveness factors of firms and regions, with particular emphasis on issues of innovation and internationalization.

 

 GEE_20211020.pptx

Autor(es): Guida Nogueira / Paulo Inácio
Ano: 2021

Em 2020, a crise pandémica implicou uma quebra sem precedentes nas exportações portuguesas de bens e serviços, interrompendo um ciclo de crescimento que se registava desde a anterior crise económica. A atividade económica deverá permanecer condicionada até 2022, ainda assim, de acordo com as previsões económicas intercalares do verão de 2021 da Comissão Europeia, prevê-se que a dinâmica de crescimento na União Europeia aumente em virtude de uma estratégia eficaz de contenção do vírus e dos progressos em matéria de vacinação.
Tendo em conta o desfasamento nas situações epidemiológicas nos vários cantos do globo, as diferentes respostas à pandemia e os impactos associados, é provável que numa primeira fase da retoma da economia europeia, as cadeias de valor prossigam num formato mais regional para reduzir vulnerabilidades, o que pode criar algumas oportunidades de exportação para a economia portuguesa. Num contexto de elevada incerteza quanto à retoma da atividade económica fora da UE, alguns setores da economia portuguesa podem ser ativados, pelo menos temporariamente, para abastecer os mercados da UE substituindo os respetivos fornecedores de origem extracomunitária. Neste cenário, cria-se uma oportunidade importante para que as empresas portuguesas absorvam competências no curto-prazo, ganhem escala e consigam afirmar-se no contexto europeu no médio-longo prazo.
Através de uma análise dos padrões de comércio internacional, para perceber em que tarefas, etapas ou segmentos da cadeia de valor, Portugal e os demais parceiros europeus se encontram especializados, pretende-se: i) contribuir para a identificação dos setores que mais podem beneficiar de procura externa acrescida por desvio de comércio, ii) contribuir para a identificação do conjunto de potenciais mercados de destino dos setores identificados e, por fim, iii) contribuir para a identificação do conjunto de países que concorrem com Portugal pela captação desses mesmos mercados.
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"Guida Nogueira é licenciada e mestre em Economia pela Universidade de Coimbra. É economista no Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia e da Transição Digital onde trabalha desde 2010.
Paulo Inácio é licenciado pelo Instituto de Estudos Financeiros e Fiscais. É economista e Diretor de Serviços de Estatística no Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia e da Transição Digital desde 2011."

 

Slide : - Oportunidades Setoriais.pdf